PROGRAMAS 5 e 6

Programa 5 - Marcelo Montenegro
00:00 / 00:00

No quinto programa, confira a entrevista com Marcelo Montenegro. Ele é natural de São Caetano do Sul, e nasceu em 1971. Publicou o livro de poemas Orfanato Portátil (Atrito Art Editorial, 2003) e, ao lado dos músicos Marcelo Schevano, Flavio Vajman, Marcello Amalfi e Fábio Brum, criou o espetáculo “Tranqueiras Líricas”. Em 2006 integrou o “A(u)tores em Cena”, do Itaú Cultural, com escritores contemporâneos sendo dirigidos por diretores de teatro. É roteirista, editor de vídeo e membro do grupo de teatro Cemitério de Automóveis, no qual opera luz e sonoplastia.

 

Nas dicas culturais, confira as sugestões de Donizete Galvão.No quadro sonar, apresentamos dois poemas: o primeiro deles é “A árvore no sonho”, trabalho inédito do poeta e editor Francisco dos Santos. O segundo deles é “Gerenciamento anti-stress”, do livro Novo endereço (2002), de Fabio Weintraub.


A trilha incidental do programa conta com trechos das seguintes músicas: 1) "Próxima encarnação", de Itamar Assumpção e Naná Vasconcelos; 2) ""Filho de Santa Maria", de Itamar Assumpção e Paulo Leminski; e 3) "Quando ", de Roberto Carlos.

Entre a quitanda e o onírico

As infiltrações nostálgicas dos tetos

empretecidos. Bocejando colinas
azuis. Como quem desperta assustado
com o próprio ronco. Uma matéria de jornal
guardada pra se ler depois.

Feito um rosto, íntimo, que a gente
se esquece. Na ponta da língua,
no esgrima dos olhos. A palavra que falta
é uma unha que cresce. 

                marcelo 

montenegro

Programa 6 - Fabio Weintraub
00:00 / 00:00

fabio

weintraub

Gerenciamento Anti-Stress

Imagine um córregou

Há pássaros cantando
e o vento fresco da montanha
no céu de um azul limpíssimo
Aqui nada pode aborrecê-lo
Ninguém alcança esse lugar secreto
sem passagem para o mundo
A queda d'água
enche o ar de sons gentis
A água é transparência absoluta
Agora, sim, pode-se ver o rosto
daquele cuja cabeça
você comprime sob a água

 


 

O entrevistado de nosso sexto programa é o poeta paulistano Fabio Weintraub. Entre seus livros de poemas, estão títulos como Sistema de Erros (1996), vencedor do Prêmio Nascente em 1994; Novo Endereço (2002), que recebeu dois prêmios - Cidade de Juiz de Fora e Casa de las Americas; e baque (2007), que foi feito com o apoio de uma bolsa da Secretaria de Cultura de São Paulo. 

 

Nas dicas culturais, confira as sugestões de Marcelo Montenegro. No quadro sonar, apresentamos os seguintes trabalhos: uma adaptação sonora do poema "paizinho", do livro inédito Mateus, de Priscila Figueiredo; e um audiopoema de Ricardo Aleixo.


A trilha incidental do programa conta com trechos das seguintes músicas: 1) "Seguimi", de Cesare Picco; 2) "o buraco do espelho", de Arnaldo Antunes; e 3) "Castle Dance ", de Cesare Picco.