PROGRAMAS 1 e 2

Programa 1 - Entrevistado Celso Borges
00:00 / 00:00

No programa de estréia, o quadro viva-voz apresenta um bate-papo com o poeta maranhense Celso Borges. Ele é jornalista e, entre seus livros, destacam-se Persona non grata (1990) e Nenhuma das respostas anteriores (1997). Tem dois livros-cd's: XXI, no qual seus poemas impressos vêm acompanhados pelo registro em áudio da leitura de vinte-e-um poetas maranhenses, e Música, que conta com a colaboração de vários artistas, entre poetas, músicos e compositores como Ademir Assunção, Vitor Ramil, Zeca Baleiro e Chico César.

No sonar, confira uma faixa desse trabalho, “linguagem”, interpretada pelo Cordel do Fogo Encantado.

now

o sucesso do amanhã é um comércio

que desconheço como poeta

não me cabe exercitar a beleza do futuro

ou colorir utopias quase sempre alheias.

eis o preço que pago por trazer comigo

o presente em estado de emergência.

         celso

borges

Programa 2 - Fabiano Calixto
00:00 / 00:00

fabiano

calixto

Nem a Nona Sinfonia tem tanta beleza

numa manhã de setembro

meio dormindo

meio acordado

 

foi assim

no êxtase enovelado

do pós-sonho

que ouvi pela primeira vez

a mijadinha dela

O segundo programa traz uma entrevista com o poeta pernambucano, radicado em Santo André (SP), Fabiano Calixto, que publicou diversos livros de poemas, entre eles: Algum (1998), Fábrica (2000), Um mundo só para cada par (em parceria com Kleber Mantovani e Tarso de Melo, 2001), Música possível (2006) e Sangüínea (Editora 34, 2007). Organizou, com André Dick, o livro A linha que nunca termina – Pensando Paulo Leminski (2005) e traduziu poemas de autores como Jim Morrison, Apollinaire, John Lennon e Sylvia Plath. 


Nas dicas culturais, confira as sugestões de Celso Borges. E no quadro sonar, apresentamos adaptações dos seguintes poemas: "A canção do vendedor de pipocas", do livro Sangüínea (2007), de Fabiano Calixto; e "Schopenhauer", do livro A sombra do Leopardo (2001), de Claudio Daniel.